Saiba como o acondicionamento e o armazenamento são aplicados aos resíduos químicos

Quando tratamos da destinação de resíduos, logo nos deparamos com o acondicionamento e o armazenamento. Os dois processos podem parecer o mesmo, mas na verdade contam com diferenças em sua realização, principalmente no caso de tratamento de materiais químicos.

Leia também: Tratamento adequado de produtos inservíveis: um importante recurso para a proteção da marca empresarial

No caso do acondicionamento, o procedimento é realizado por meio da colocação dos resíduos em recipientes resistentes e quimicamente compatíveis com o material. Em seguida, é preciso que os mesmos sejam rotulados e tampados com o dizer “Resíduo Perigoso” ou “Resíduo Químico”.

Além disso, outras informações importantes que devem estar contidas no recipiente são: composição qualitativa, símbolos de risco, responsável pelo resíduo, volume armazenado e data de armazenamento.

Acondicionamento e armazenamento: segundo procedimento requer ainda mais cuidados

O armazenamento, por sua vez, é um processo temporário e deve ser feito em locais específicos. O procedimento é muito delicado, sendo essencial que seja realizado por uma empresa especializada no assunto.

Além de utilizar recipientes devidamente fechados e rotulados, uma outra precaução que deve ser tomada é a atenção ao modo de fazer o armazenamento, uma vez que o mesmo não pode alterar as características dos resíduos. Esse cuidado é muito importante para auxiliar na destinação final, sendo assim, é preciso evitar que os resíduos entrem em contato com fontes de luz, calor e água.

Leia também: Por que se atentar para o acondicionamento de resíduos adequado?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso siteFacebook e Instagram.

Comentários