Aterro Zero; O que é? Como ser?

aterro zero

O conceito de empresa “aterro zero” surgiu nos anos 70 e tem como objetivo engajar pessoas, comunidades e empresas, a planejarem e gerenciarem seus resíduos com foco na não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade.

Esse conceito foi criado pela Aliança Internacional Zero Waste (ZWIA), inspirado nos ciclos naturais de vida, eficientes e sustentáveis. Desta forma, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem sucedidas na implementação do programa, elas precisam desviar de aterros e incineradores mais de 90% de seus resíduos.

Razões para adoção do Aterro Zero em sua companhia:

  • Minimizar impactos ambientais no solo, água, ar e nos ecossistemas, que podem ser nocivos ou ameaçar a saúde ambiental e provocar irreversíveis alterações climáticas;
  • Para projetar e gerenciar produtos e processos visando reduzir o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais;
  • Para conservar e recuperar recursos naturais;
  • Para não enterrar resíduos, já que é possível coprocessá-los ou reciclá-los;
  • Para incentivar o consumo de produtos e serviços com o conceito Resíduo Zero.

Além disso, ao gerenciar seus resíduos de forma a agregar valor, sua empresa possibilita não apenas o cumprimento integral da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como também, ajuda a criar novos postos de trabalho e fecha o ciclo de materiais por meio de uma economia circular.

Desta forma, por meio de um Sistema de Gestão Ambiental eficaz alinhado a um adequado Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), as empresas podem abrir diversas portas e possibilitarem que um simples descarte de resíduos se transforme em um novo nicho de negócios, agregando valor à sua marca e aumentando sua competitividade frente aos concorrentes.

INOVAR AMBIENTAL

Para se tornar uma empresa Aterro Zero, é essencial tem uma empresa parceira para gestão dos resíduos. A Inovar Ambiental possui em sua raiz a Gestão Global de Resíduos, atuando de forma adequada e segura na coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final.

A Inovar Ambiental possui uma gestão global de resíduos aplicada para cada tipo de gerador, dos mais diferentes setores. E este trabalho é ainda mais fundamental quando é empregado a uma indústria que, muitas vezes, opera 24 horas por dia, sete dias por semana em processos que não podem ser interrompidos.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

Comentários