Entenda o que é a Licença Ambiental Simplificada (LAS)

Licença Ambiental Simplificada

A Licença Simplificada (LS) ou Licença Ambiental Simplificada (LAS) é um processo de regularização voltado para empreendimentos classificados como pequenos e responsáveis por um impacto ambiental não significativo. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) é um meio mais simples e rápido para a regularização.

Leia também: O que é PNRS e PGRS? Quais são suas vantagens?

A LAS deve ser requerida e concedida antes de iniciar a implantação do empreendimento para que seja atestado a viabilidade ambiental, bem como a autorização da implantação e a operação do negócio.

De acordo com a Deliberação Normativa Copam nº217, são consideradas empresas de impacto ambiental não significativo os que se enquadram nas classes 1 ou 2. Sendo que, Classe 1 é o empreendimento de pequeno porte ou médio potencial poluidor. Enquanto que a Classe 2 é composta por iniciativas de médio porte e pequeno potencial poluidor.

Quais empreendimentos devem requerer a Licença Ambiental Simplificada?

Licença Ambiental Simplificada

Entre os empreendimentos que se encaixam no perfil para requerer a LAS estão oficinas mecânicas, lanternagens, construtoras e gráficas. A Inovar Ambiental compreende que muitos desses pequenos geradores de resíduos têm interesse em minimizar a pegada ambiental, mas que, por restrições econômicas acabam depositando passivos perigosos em lixo comum.

Sendo assim, a Inovar Ambiental está disposta a resolver esse grave problema por meio de serviços que se encaixam no orçamento dos mais diversos segmentos, e ainda gerenciar todo o processo de licenciamento para que o compromisso com a sustentabilidade seja firmado, bem como instruir se o seu negócio é denominado de classe 1, 2, 3, 4, 5 ou 6.

Além disso, a Inovar oferece a possibilidade de programar as coletas semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou até mesmo a cada três meses para encaminhar seus resíduos para o coprocessamento. Ao término do processo, temos o compromisso de emitir um certificado comprovando que o passivo teve a melhor e mais eficiente destinação, sem prejuízo algum para a natureza.

Leia também: Soluções para pequenos geradores de resíduos

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

Comentários