Curso de Gestão Ambiental da Inovar foca em resultados práticos

Uma empresa que não leva em conta aspectos ambientais em sua gestão está, certamente, fadada à falência e os seus diretores, ao ostracismo. Em um mundo cuja palavra de ordem é “sustentabilidade”, ignorar a obrigação da melhoria contínua e redução de impactos não é mais uma opção.

Mas como aplicar esse conceito verde a uma empresa e, mais ainda, como fazê-lo de forma eficiente e prática? Foi esse o questionamento a que se deparou o 3º Curso de Gestão Ambiental com Foco em Resultados, organizado pela Inovar Ambiental, no dia 05 de novembro de 2016, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O evento teve como palestrantes Rafael Marques Motta, idealizador e gerente comercial da Inovar Ambiental; Fábio Rodrigues da Silva, tecnólogo ambiental com mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais; bem como com João Paulo Campello de Castro, advogado dedicado à questão ambiental há mais de 30 anos.

O objetivo do curso foi transformar as diversas informações ambientais, muitas vezes desconexas, em indicadores para a tomada de decisões. Foram apresentadas ferramentas testadas na prática, com resultados reais e comprovados por pequenas, médias e grandes empresas.

Desta forma, os participantes estruturaram o seu próprio modelo de gestão de acordo com as suas necessidades e realidades específicas e se tornaram aptos a aplicá-los em qualquer instituição, dos mais variados segmentos.

A ocasião foi desenvolvida com base em alguns conceitos importantes para uma gestão ambiental orientada a resultados, onde se pôde destacar os seguintes:

– Sustentabilidade Empresarial;
– Gestão da Informação;
– Gerenciamento de Projetos;
– Sistema de Gestão Ambiental;
– Melhoria contínua – Ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir);
– Análise de risco;
– Gestão por processos.

O curso teve, ao todo, 70 participantes e a expectativa para a quarta edição, marcada para o dia 03 de junho (mais informações e como se inscrever aqui) é contar com mais de 100 congressistas. Rodrigues da Silva enfatiza que “não basta apenas obter uma licença ambiental e atender a legislação aplicável, é preciso transformar a gestão ambiental em diferencial competitivo e em fator estratégico para criação de valor, imagem e reputação”.

Por isso, em um cenário de profundas mudanças, como o que estamos vivendo, com cada vez mais atores influentes e com poder de decisão, incluindo consumidores e investidores, cabe ao gestor ambiental, dentro de seu campo de atuação, transformar riscos em oportunidades e utilizar as ferramentas necessárias para demonstrar efetivamente que a gestão ambiental é estratégica para obter bons resultados.

E para a próxima edição, ele deixa um recado importante: “Se você está ingressando agora ou já trabalha na área ambiental, mas ainda não obteve os resultados que gostaria, este curso vai lhe proporcionar o conhecimento prático necessário para transformar a gestão ambiental em fator estratégico. O meu compromisso e dos demais palestrantes com este curso é fornecer conteúdo de qualidade e de grande valor para causar um impacto positivo em sua vida profissional. Este conhecimento que lhe transmitirei resume a minha experiência prática, durante 10 anos como gestor ambiental, com os meus erros e acertos para, desta forma, lhe apresentar, de maneira clara, como você pode caminhar para obter os melhores resultados”.

Veja como se inscrever para o 4º Curso de Gestão Ambiental com Foco em Resultados.

Comentários