Veja como a economia circular pode ser benéfica para o funcionamento das empresas

Para quem já está habituado com a indústria de resíduos ou empresas que produzem muitos materiais, o termo economia circular não é uma novidade. No entanto, muitas pessoas não sabem como esse método se aplica e qual é o tamanho de sua importância para o funcionamento para diversas empresas.

Leia também: Saiba o que é o conceito de produção sustentável e quais seus benefícios

Baseada no aumento da eficiência nos processos produtivos por meio da redução de desperdício e da geração de resíduos, a economia circular visa principalmente diminuir os gastos por meio da reutilização de materiais. Isso se deve ao fato do custo de uma matéria-prima virgem ser consideravelmente elevado se comparado a reutilização de materiais.

Economia circular fortalece a imagem da empresa

O modelo tradicional, chamado de “economia linear”, possui como uma de suas grandes fraquezas o fato de desgastar as reservas disponíveis. Isso significa que, se não ocorrerem mudanças, é possível que certos materiais deixem de ser encontrados. 

Dessa forma, apostar na economia circular é pensar também no meio ambiente e nas medidas necessárias para o proteger. Ao adotar esse modelo, a empresa passa a se tornar uma aliada da natureza, reforçando assim o compromisso da marca com as questões ambientais.

Leia também: Primeiro semestre do MTR registra o transporte de 900 mil cargas de resíduos sólidos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

Comentários