Latas e embalagens de resíduos químicos também exigem gerenciamento adequado

resíduos químicos

Os resíduos químicos são bem conhecidos por causarem efeitos negativos à natureza, já que geralmente se enquadram como corrosivos ou tóxicos. No entanto, além desses vestígios em si, o gerador também deve se atentar em oferecer a destinação correta de suas respectivas embalagens, já que também podem oferecer riscos ao meio ambiente, caso não sejam tratadas. 

Leia também: Quais materiais são classificados como resíduos perigosos e por quê?

Isso acontece porque, mesmo após o uso de praticamente 100% do produto, as latas de produtos como tintas, vernizes e solventes, estão ainda impregnadas com suas substâncias. Assim, se despejadas em lugares inadequados, os solos, os lençóis freáticos e plantas locais absorverão seus resquícios. Desse modo, o descarte inadequado pode gerar a intoxicação de animais e de pessoas que entrarem em contato.

Latas de resíduos químicos podem ser reutilizadas

resíduos químicos

Assim como tantos outros objetos de metal, as latas de resíduos químicos também podem ser recicladas. Mas esse processo acontece apenas após um rigoroso processo de retiragem dos resíduos para que, posteriormente sejam reutilizadas em outros processos de produção e reduzam a extração de novas matérias-primas. 

Leia também: Descarte inadequado de metais pesados põe saúde pública em risco

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

Comentários