Entrevista: como ter benefícios econômicos com a gestão ambiental?

Hoje o papo da Inovar é com o Analista Ambiental da Gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Adriano Scarpa, que nos deu um claro e elucidativo panorama da aplicabilidade da gestão ambiental nas empresas.

Na entrevista abaixo ele fala sobre a importância dos indicadores ambientais e de um sistema de gestão certificado. No entanto, Scarpa é enfático ao dizer que a falta da chancela não é pretexto para que uma companhia deixe de contribuir para a redução de impactos. Veja na íntegra:


1. Inovar. Como a gestão ambiental pode auxiliar as empresas a aumentarem a competitividade?

Scarpa. A gestão ambiental deve ser encarada pelos empresários como mais uma ferramenta de gestão a ser incorporada no dia a dia. Hoje as empresas se preocupam muito com gestão financeira, de pessoas, de processos, de materiais e acabam se esquecendo de inserir a gestão ambiental neste contexto. Com a execução de uma gestão ambiental eficaz, as empresas começam a ter dados através de indicadores ambientais, que permitem a avaliação de dados e adoção de práticas que na maioria das vezes geram retorno financeiro e com ganhos ao meio ambiente. Além disto é uma importante ferramenta na redução de riscos das atividades e no acompanhamento da adequação às legislações vigentes, o que gera um menor número de autuações ambientais.

2. Inovar. Como trabalhar estes indicadores ambientais e qual a importância deles?

Scarpa. Os indicadores são essenciais em qualquer tipo de gestão e na gestão ambiental não é diferente. Os indicadores ambientais devem ser simples, de fácil interpretação e capazes de demonstrar tendências, ser relevantes em termos das questões e dos valores ambientais, considerar as dificuldades de monitoramento (tempo, tecnologia, custos) e proporcionar bases sólidas para comparações e tomadas de decisão. Como exemplo destes indicadores temos:

Indicador Unidade
Quantidade de resíduos gerados por quilo de produto Kg/Kg
Quantidade de água consumida por unidade de produto L/un
Quantidade de energia consumida por quilo de produto KWh/Kg
Quantidade de efluentes gerados por unidade de produto L/un
Emissões de GEE, em toneladas de CO2 equivalente, por produto tCO2/un

A partir destes dados é possível realizar uma avalição do desempenho ambiental dos processos produtivos e traçar metas para a melhoria deste desempenho.

3. Inovar. Na prática como as empresas podem ter benefícios econômicos com a implantação da Gestão Ambiental?

Scarpa. Uma empresa que começa a acompanhar o seu desempenho ambiental passa a ter informações relevantes sobre o processo, como, por exemplo, o consumo de matéria prima para produzir um certo produto. Muitas vezes o processo pode ser adaptado para um consumo menor desta matéria prima sem prejudicar a qualidade final. Com isso têm-se a economia com a compra de matéria prima, uma menor geração de resíduos sólidos e, consequentemente, um menor gasto com a gestão destes resíduos.

4. Inovar. As empresas devem ter um Sistema de Gestão Ambiental Certificado para comprovar a eficiência dos processos?

Scarpa. Não. Muitas vezes pequenas e médias empresas não possuem capacidade de investimento em Sistemas de Gestão Ambiental Certificados (Ex: ISO 14001), mas elas podem adaptar ferramentas para realizar o acompanhamento, como, por exemplo, planilhas em Excel ou softwares desenvolvidos para este fim. Com estas ferramentas é possível adotar um sistema de gestão ambiental.

5. Inovar. O senhor mencionou que uma empresa não precisa, necessariamente, ter um Sistema de Gestão Ambiental Certificado para comprovar a eficiência de seu processo. Acredita que cursos, como o de Gestão Ambiental com Foco em Resultados, da Inovar Ambiental, contribuem para a capacitação dos gestores dessas companhias? De que maneira?

Scarpa. Os cursos e capacitações são de grande importância para as empresas, pois além de sensibilizar os gestores para os temas, levam conhecimento e atualizam os profissionais deste mercado. Quase todos os dias surgem novas normas e regulações sobre o tema, além também do aprimoramento das tecnologias que são constantes. Desta forma, acredito que a capacitação é um dos meios mais eficazes de disseminação e conscientização do tema.

6. Inovar. Quais as vantagens de obter a certificação em um Sistema de Gestão Ambiental?

Scarpa. Os SGA certificados são reconhecidos internacionalmente, o que aumenta o acesso das empresas a mercados externos, aumentando sua competitividade. Além disso grandes empresas já exigem a certificação para a cadeia de fornecedores o que se torna uma questão de sobrevivência no mercado. Muitas empresas também utilizam a certificação como uma estratégia de marketing.

7. Inovar. Como o senhor disse, muitas empresas utilizam a certificação ambiental como estratégia de marketing. Esse tipo de comunicação é legítima, já que pode impulsionar as concorrentes a adotarem o mesmo tipo de prática, mas acredita que a sociedade possa enxergar essas ações como greenwashing e repudiar esse tipo de divulgação?

Scarpa. Quando falamos de certificação de Sistemas de Gestão Ambiental temos a questão da verificação que concede maior confiança ao processo, eliminado a possibilidade do greenwashing. O greenwashing ocorre na maioria das vezes quando não é realizada nenhuma verificação da pratica anunciada, vinculada a uma postura inadequada de comunicação.

 

 

 

Comentários