Por que minha empresa deve investir em sustentabilidade?

investir em sustentabilidade

Conforme aponta um artigo publicado pelo Sebrae, a questão da sustentabilidade não vem sendo discutida apenas porque, em tese, está na moda ou é novidade, mas sim por se tratar de uma necessidade real que vai além da escolha de proteger o meio ambiente. Isso porque investir em sustentabilidade reduz custos de produção, valoriza os produtos e ainda fortalece a marca.

Leia também: Pesquisa revela que 87% dos consumidores preferem produtos de empresas sustentáveis

Mas o que seria um desenvolvimento sustentável? O conceito definido pela ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, em 1987, aponta que a prática significa “suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

Além disso, é válido ressaltar que o termo se sustenta sobre três pontapés: a sustentabilidade social: ideia pautada na igualdade entre todos os seres humanos em que todos têm acesso à educação e trabalho dignos, e outros meios de justiça social; sustentabilidade empresarial: instituições com consciência sobre sua responsabilidade ambientais e sociais de não prejudicar o meio ambiente; sustentabilidade econômica: gestão adequada dos recursos que favoreçam o crescimento sem danificar a natureza.

Quais os primeiros passos para se tornar uma marca sustentável?

investir em sustentabilidade

Comece adotando documentação digital na empresa. Desse modo, haverá não apenas uma redução considerável de papel, mas também do espaço físico utilizado para guardar a papelada. Além disso, o recurso digital facilita a busca pelo documento e ainda é mais seguro.

Outro passo importante é a verificação da infraestrutura da companhia. Basta uma simples caminhada pela empresa para identificar onde pode colocar lâmpadas de LED, instalação de torneiras e descargas econômicas, bem como a substituição de sensores de presença e até mesmo locais onde é possível pintar as paredes de branco, que garantem melhor luminosidade natural.

A atitude de uma empresa sustentável também se estende para o “depois” da produção da empresa. Com isso, buscar um parceiro sustentável que gerencie seus resíduos é fundamental para que os vestígios não danifiquem o meio ambiente, e ainda tenham a chance de voltar para a cadeia produtiva.

Leia também: Má gestão de resíduos sólidos soma gastos de R$ 5,5 bilhões por ano ao Brasil, aponta pesquisa

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

Comentários