E.E Guimarães Rosa vence prêmio do Movimento Ecodom

Nessa semana a Escola Estadual Guimarães Rosa foi contemplada com a primeira colocação do projeto Ecoguimarães vinculado ao movimento Ecodom da Faculdade Dom Helder Câmara. A iniciativa tem como intuito incentivar que jovens de escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte se conscientizem sobre a questão ambiental, colaborando assim para um futuro mais verde, com mudanças de hábitos e posturas.

Leia também: Inovar Ambiental faz parceria com instituições de ensino e coleta resíduos de escolas e comunidades

Responsável pela coordenadoria do projeto na escola, a professora de ciências e biologia do colégio, Ana Cláudia Lopes, explica que na edição deste ano, os alunos primaram pelas questões que envolvem o uso racional de água e energia, além da modificação dos espaços verdes da escola. “Criamos pomar, revitalizamos a horta, desenvolvemos também um projeto, onde as calhas captam a água da chuva, que é utilizada posteriormente na nossa horta”, relembra Lopes. 

Além disso, ela também menciona que a escola trocou todas as torneiras por modelos econômicos e que foi feito um aplicativo de celular para estimular a redução do consumo de água e energia. 

Projeto Ecoguimarães: destinação final de resíduos adequada

Outra questão trabalhada pela escola foi a questão da reciclagem, em que a escola serviu como um ponto de coleta de recicláveis normais (papel, papelão, metal e plástico) e perigosos (óleo, pilha, bateria, embalagens aerossóis e remédios vencidos), para que posteriormente fossem coletados pela Inovar Ambiental e levados para a destinação final adequada. 

Embora o projeto envolva competição entre escolas, é válido mencionar que, o mais importante é a conscientização da importância de pensar soluções mais sustentáveis. Assim como menciona Ana Cláudia Lopes, a ideia principal é estimular que as próximas gerações do Ecoguimarães sejam cada vez mais sustentáveis.

Leia também: A importância da despressurizacão de aerossóis adequada

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que a ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta. A Inovar possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Nosso objetivo é somar sustentabilidade ao aumento da eficiência dos processos produtivos industriais. Por isso, nossos serviços englobam a coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos industriais, químicos, sólidos, líquidos, eletroeletrônicos e perigosos.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site Facebook

Comentários