31 3508.1919

Resíduos eletroeletrônicos – Confira qual a maneira correta de descartá-lo

Os resíduos eletroeletrônicos são altamente prejudiciais ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta. Isso se deve ao alto potencial tóxico dos materiais, que são compostos de metais pesados e elementos químicos. Assim, é primordial que todo o gerenciamento e disposição final desses rejeitos seja feita de maneira ambientalmente correta.

A destinação correta de resíduos eletroeletrônicos no Brasil é regulamentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e pelo Decreto Federal 10.240 de 2020. A saber, o indicado é realizar a destinação devida aos resíduos eletroeletrônicos para que possa ser feita a reciclagem de suas matérias-primas.

Leia também: Coprocessamento – Conheça a técnica da blendagem e seus diversos benefícios

Pesquisa recente mostra Brasil como quinto maior gerador de resíduos eletroeletrônicos do mundo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Green Eletron e conduzida pela Radar Pesquisas, o Brasil é o quinto maior gerador de lixo eletrônico no mundo. No entanto, 33% dos brasileiros acham que este tipo de lixo é encontrado no meio digital, como e-mails e spams.

A saber, são classificados como resíduos eletrônicos: geladeiras, máquinas de lavar, computadores, celulares, televisores, pilhas, baterias, notebooks, entre outros.
Leia também: Segundo meta realizada pelo Planares, Brasil deverá aumentar índice de reciclagem nos próximos anos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar