O descarte incorreto de resíduos sólidos é um dos grandes desafios de nosso tempo. Representa impacto considerável na economia, sociedade e meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, cuja aprovação representou um marco para o país e que está, aos poucos, sendo implementada, preza o empenho coletivo e o comprometimento de todas as partes envolvidas.

A Inovar Ambiental se vê como um importante ator nessa meta e por isso une uma equipe altamente capacitada e multidisciplinar capaz de indicar as melhores formas de coleta, transporte e tratamento para que o resíduo possa se tornar novamente um insumo ou receber a destinação final adequada.

Nessa seara de resíduos sólidos, de acordo com a ABNT NBR 10004, ficam incluídos os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.

Entenda a Gestão Global praticada pela Inovar com esse tipo de resíduo:

1

Identificação dos processos e geração de resíduos

2

Classificação dos resíduos

3

Análise de Elegibilidade

4

Processo de segregação

5

Logística de transporte

6

Coleta

7

Tratamento de destinação final: os resíduos sólidos são aptos ao coprocessamento, uma técnica mundialmente consagrada de destinação ambientalmente correta que consiste em aproveitar o poder calorifico desses materiais em substituição ao combustível fóssil na fabricação de cimento. O encaminhamento para a reciclagem, desde que o resíduo esteja apto para tal, fazendo-o voltar ao ciclo produtivo, além da incineração, também são alternativas que a Inovar oferece.

8

Certificado de destinação: a Inovar emite um certificado que atesta as práticas ambientalmente corretas de destinação que foram adotadas pelo gerador para que esteja de acordo com suas obrigações legais junto aos órgãos ambientais competentes e, assim, contribua para a minimização de impactos de suas atividades.