Importância da segurança do trabalho na gestão de resíduos

Na última semana foi comemorado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, data responsável por levantar discussões sobre a importância de uma cultura empresarial que preze pelo bem-estar de seus contribuintes. Esse debate, por sua vez, não para por aí e envolve naturalmente a segurança do trabalho na gestão de resíduos. Mas afinal, como isso funciona? E quais são as principais orientações?

Leia também: Gestão de resíduos sólidos é uma atividade promissora para a transformação do futuro

A gestão e o gerenciamento de resíduos são atividades que demandam muita atenção dos trabalhadores, uma vez que os acidentes causados pelo manuseio inadequado dessas substâncias trazem efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Conforme indica a NR-32 sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, uma das formas de proteger os funcionários é o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como:

  • Luvas adequadas a cada resíduo;
  • Botas; 
  • Máscara;
  • Aventais;
  • Uniformes.

Segurança do trabalho na gestão de resíduos e a realização de exames periódicos

A legislação brasileira propõe algumas normas para garantir a segurança do trabalho na gestão de resíduos. Uma delas é a RDC ANVISA nº306, estabelecida em 2004. Segundo esse dispositivo, os trabalhadores que realizam a coleta, o transporte, o manuseio e o armazenamento de resíduos devem ser submetidos a exames de saúde periódicos, assegurando, portanto, a segurança e o bem-estar.

Tendo isso em vista, é possível controlar e minimizar muitos dos perigos durante o tratamento dessas substâncias, sendo assim, um ótimo passo em direção a um mundo mais sustentável e socialmente responsável.

Leia também: Entenda a relação entre acordo setorial e logística reversa

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

Comentários