Gerenciamento de resíduos sólidos industriais é um ato de respeito ao meio ambiente

resíduos sólidos industriais

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, é uma medida instituída que visa frear os danos ambientais causados pelo gerenciamento inadequado dos resíduos gerados pela população, municípios e indústrias. Nesse último caso, no entanto, para que esse objetivo seja atingido é preciso traçar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais eficiente, já que materiais perigosos e de grande volume entram em cena. 

Leia também: O que é reciclagem industrial e quais seus benefícios

Com isso, a empresa responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final deve fazer uma avaliação dos resíduos gerados pela marca para saber exatamente o que apresenta periculosidade, pode ser descontaminado, ou tem potencial para ser reciclado e posteriormente reutilizado em um novo processo de fabricação.

Cuidado com os resíduos sólidos industriais significa respeito ao meio ambiente

resíduos sólidos industriais

Além de ser uma ação que respeita a legislação vigente, isto é, dentro da lei, a preocupação em fornecer o gerenciamento correto dos resíduos industriais também significa uma atitude de amor e respeito ao meio ambiente e às gerações futuras, já que colabora para a retenção de resíduos nos lixões a céu aberto, por exemplo. E o conceito por trás dessa ideia cabe dentro do famoso termo “sustentabilidade”.

De acordo com o último levantamento do Departamento de Economia do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), os depósitos ilegais de lixo do Brasil e a queima irregular de resíduos geram, em média, 6 milhões de toneladas de gases, como o metal, de efeito estufa por ano.

O fenômeno é o responsável por reter uma boa margem do calor na Terra, prejudicando assim diretamente no clima e biodiversidade. Além de aumentar a temperatura no planeta, o intenso efeito estufa colabora para o derretimento das geleiras, aumento da quantidade do volume do mar, alterar o funcionamento equilibrado dos ecossistemas, além de prolongar e intensificar períodos de chuva e seca, dependendo da região. 

Leia também: Conheça as classificações dos resíduos industriais

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

Comentários