Gestão de resíduos adequada é essencial para prevenir a disseminação de vírus; veja

A gestão de resíduos é um tipo de procedimento extremamente importante no cotidiano, mas se faz ainda mais essencial no período em que passamos. Devido ao coronavírus, muitos materiais perigosos estão sendo gerados e descartados diariamente em um ritmo mais acelerado que o normal. Dentre os produtos estão máscaras, luvas e demais equipamentos de proteção individual que podem estar infectados. 

Leia também: Prazo de entrega do RAPP é estendido para junho de 2020

Por conta desse fenômeno, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) alerta que é necessário ficar atento ao manuseio seguro e ao descarte final dos resíduos. No entanto, para que todas essas etapas sejam realizadas corretamente, é preciso que haja capacitação das pessoas envolvidas diariamente com os resíduos, de forma que todas saibam como manejá-los corretamente. 

Gestão de resíduos: demais materiais devem ser tratados como resíduos perigosos

Gestão de resíduos

 

Além dos materiais encontrados em hospitais, os demais resíduos também estão sujeitos ao contato com o vírus. Por conta disso, é preciso que esses produtos também passem por um rigoroso processo de tratamento. Devido a fácil proliferação do vírus, o mesmo pode contaminar demais materiais, o que fará com que haja uma reação em cadeia.

Por isso, é fundamental saber separar produtos como luvas e máscaras dos demais objetos, um processo que deve ser lembrado principalmente na hora de realizar o descarte.

Leia também: Gerenciamento de resíduos sólidos industriais é um ato de respeito ao meio ambiente

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

Comentários