Conheça um pouco mais sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, tem como objetivo solucionar a questão ambiental causada pelo descarte inadequado não apenas das grandes indústrias, mas também da sociedade como um todo. De acordo com o portal do Ministério do Meio Ambiente, existem alguns pontos importantes dessa legislação que valem ser ressaltados. 

Leia também: Gerenciamento de resíduos sólidos industriais é um ato de respeito ao meio ambiente

O primeiro deles é o Acordo Setorial, que se trata da parceria entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, com o objetivo de implementar a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto. Dessa forma, a Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entra como um recurso com atribuições entre todos os setores anteriormente citados com os consumidores e os titulares de serviços públicos de limpeza urbana, com a finalidade de minimizar o volume de resíduos sólidos gerados. 

Política Nacional de Resíduos Sólidos: inclui logística reversa e incentivo ao trabalho 

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Além disso, a Logística Reversa é outro ponto destacado pela PNRS, já que é visto como um instrumento de desenvolvimento econômico e social, que utiliza procedimentos voltados para a coleta e a restituição dos resíduos sólidos à cadeia de produção para o seu reaproveitamento, reduzindo assim o volume de extração de matérias-primas da natureza.
Visando a potencialização da coleta seletiva, a Política também aborda a importância da geração de emprego dos catadores de materiais recicláveis que são vistos como ponto-chave para a gestão dos resíduos sólidos adequada.

Leia também: Conheça os benefícios que os passivos ambientais podem trazer para sua marca

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

Comentários